Graças ao incentivo da Endesa Cien, estão se projetando em São Luiz grupos de estudantes que produzem e apresentam peças teatrais. É o mundo do teatro que chega ao nosso meio, graças aos programas de apoio cultural da Endesa Cien, desenvolvidos nas regiões onde atua.
(...)
Este ano o tema proposto pela Endesa Cien foi teatro. Para isso, uma equipe de São Paulo, especialista em produção de teatro, veio a São Luiz informar como se produz e se apresentam peças teatrais. O objetivo é despertar a criatividade nas crianças, ensinando a desenvolver o raciocínio, a dominar platéias, a falar em público, a expressar-se valendo-se dos recursos da voz, da expressão facial e corporal, entre outros elementos que constituem os meios de comunicação pessoais..
(...)
Com as informações recolhidas na exposição do plano em nossa cidade, Icilda levou o projeto para sua escola e motivou os alunos a participarem. Encaminhou 11 projetos à Endesa Cien, sendo aprovado um, cuja peça teatral chama-se “Juca e suas piadas”, de autoria das alunas Thayná Freitas, de 11 anos e Gizely Trevisan, de 10 anos, respectivamente do 5º ano do Ensino Fundamental.
Na visita feita a A NOTICIA, ontem de manhã, Thayana e Gizely disseram que os personagens da peça teatral que criaram, retiraram de seu próprio cotidiano e da atividade dominante de suas famílias. O script conduz a fatos engraçados que tornam divertida a apresentação da peça para quem a assiste. Os personagens são o Juca, a Pafúncia, a Narradora, a Égua, a Porca, o Porco, a Cadelinha, a Galinha e a Vaca.
A Endesa Cien recolheu projetos de todas as regiões do Brasil onde atua e, nesse imenso universo, duas escolas de São Luiz foram classificadas para a finalíssima que vai apontar o projeto que vai representar o Rio Grande do Sul no concurso nacional.
As duas escolas de São Luiz são a Escola Estadual Amália Germano de Paula e a Escola Municipal Ernestina Amaral Langsch, que vão disputar com duas escolas de Santo Ângelo. As quatro peças teatrais serão apresentadas dia 27, terça-feira próxima, no auditório do Instituto Estadual prof. Osmar Poppe, a partir das 13h30min. Uma comissão de avaliação da Endesa Cien dirá a que representará o Rio Grande do Sul.
A prof. Icilda Cassola disse que se interessou muito pelo projeto, por entender que o teatro desenvolve qualidades que estão adormecidas no inconsciente das pessoas e que precisam ser provocadas para virem à tona. O teatro também proporciona conhecimentos que vão servir aos jovens ao longo de suas vidas, não importa a atividade profissional que escolherem.
Icilda Cassola está radiante pela oportunidade e agradece o apoio da direção de sua escola, das colegas e de todos que constituem a sua comunidade escolar.
* Materia extraída do Jornal A Noticia de 21/11/12.
PARABÉNS THAYANA E GIZELE!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário